Please use this identifier to cite or link to this item: https://sc1ence.europeia.pt/handle/20.500.12275/353
Title: O que se "ensina" no Ensino Superior: Avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes
Other Titles: What is "taught" in higher education: Assessing knowledge, skills, values and attitudes
Authors: Diana da Silva Dias 
Keywords: Ensino superior; Competências; Conhecimentos; Atitudes e valores
Issue Date: May-2018
Publisher: Fundação Cesgranrio
Source: Dias, D., Soares, D., Marinho-Araújo, C., Almeida, L. S. (2018). What is "taught" in higher education: Assessing knowledge, skills, values and attitudes. [O que se "ensina" no Ensino Superior: Avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes]. Meta: Avaliação, Vol. 10 (29.). pp. 318-337.
Journal: Meta: Avaliacao 
Abstract: A educação superior contemporânea contempla a promoção de valores cívicos e éticos que visam à transformação da sociedade. Esta missão implica não só veicular competências técnico-científicas, como promover competências transversais, fundamentais nos vários domínios de atuação profissional. Cada vez mais, a tendência para a conjugação de conhecimentos e competências, a par de valores e atitudes sociais, cívicas e éticas se concretiza nos currículos e nas práticas pedagógicas. Dentro de uma metodologia qualitativa, com recurso a análise de conteúdo, este estudo explora os perfis de competências apresentados pelas Instituições de Educação Superior em Portugal, considerando um conjunto de cursos clássicos na área da engenharia, mais concretamente Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica de todo o país. Os resultados destacam a primazia dos conhecimentos e competências técnico-científicas. O desenvolvimento cognitivo do estudante continua a ser mais valorizado, pese embora a tendência, ainda que tênue, de uma crescente valorização das atitudes e dos valores cívicos enquanto produto de um Ensino Superior de qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12275/353
DOI: 10.22347/2175-2753v10i29.1592
Appears in Collections:FCES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_O que se ensina no ES_Meta_Avaliaç.pdf592.67 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.