Please use this identifier to cite or link to this item:
https://sc1ence.europeia.pt/handle/20.500.12275/353
Title: | O que se "ensina" no Ensino Superior: Avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes | Other Titles: | What is "taught" in higher education: Assessing knowledge, skills, values and attitudes | Authors: | Diana da Silva Dias | Keywords: | Ensino superior; Competências; Conhecimentos; Atitudes e valores | Issue Date: | May-2018 | Publisher: | Fundação Cesgranrio | Source: | Dias, D., Soares, D., Marinho-Araújo, C., Almeida, L. S. (2018). What is "taught" in higher education: Assessing knowledge, skills, values and attitudes. [O que se "ensina" no Ensino Superior: Avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes]. Meta: Avaliação, Vol. 10 (29.). pp. 318-337. | Journal: | Meta: Avaliacao | Abstract: | A educação superior contemporânea contempla a promoção de valores cívicos e éticos que visam à transformação da sociedade. Esta missão implica não só veicular competências técnico-científicas, como promover competências transversais, fundamentais nos vários domínios de atuação profissional. Cada vez mais, a tendência para a conjugação de conhecimentos e competências, a par de valores e atitudes sociais, cívicas e éticas se concretiza nos currículos e nas práticas pedagógicas. Dentro de uma metodologia qualitativa, com recurso a análise de conteúdo, este estudo explora os perfis de competências apresentados pelas Instituições de Educação Superior em Portugal, considerando um conjunto de cursos clássicos na área da engenharia, mais concretamente Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica de todo o país. Os resultados destacam a primazia dos conhecimentos e competências técnico-científicas. O desenvolvimento cognitivo do estudante continua a ser mais valorizado, pese embora a tendência, ainda que tênue, de uma crescente valorização das atitudes e dos valores cívicos enquanto produto de um Ensino Superior de qualidade. | URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12275/353 | DOI: | 10.22347/2175-2753v10i29.1592 |
Appears in Collections: | FCES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_O que se ensina no ES_Meta_Avaliaç.pdf | 592.67 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.