Please use this identifier to cite or link to this item: https://sc1ence.europeia.pt/handle/20.500.12275/49
Title: Psychosocial adjustment to breast cancer in women with conservative surgery vs mastectomy.
Authors: Ângela Maria Teixeira Leite 
Keywords: Cancro da mama, Ajustamento psicossocial, Tipo de cirurgia, Mastectomia, Cirurgia conservadora.
Issue Date: 2018
Source: Fernandes, S., McIntyre, T., Leite, A. (2018). Psychosocial adjustment to breast cancer in women with conservative surgery vs mastectomy. Analise Psicologica, Volume 36, Issue 2, 2018, Pages 199-217.
Journal: Analise Psicologica, Volume 36, Issue 2, 2018, Pages 199-217. 
Abstract: Este estudo compara o ajustamento psicossocial à doença em mulheres com cancro da mama submetidas a cirurgia de conservação e mastectomia, prevendo diferenças entre os dois grupos. Procura ainda avaliar se há diferenças no ajustamento ao longo de quatro momentos de avaliação. A amostra foi constituída por 74 mulheres no estádio I-III da doença submetidas a cirurgia. Todas as mulheres responderam a questionários de baseline, antes da cirurgia, e foram seguidas longitudinalmente até ao final dos tratamentos. As dimensões do ajustamento psicossocial avaliadas foram o estado emocional, as representações da doença e a funcionalidade, não se tendo verificado diferenças no ajustamento, para a grande maioria das variáveis psicossociais estudadas, em função do tipo de cirurgia. Contudo, encontramos diferenças significativas para as representações de doença (compreensão da doença) e para a funcionalidade (categoria lazer, sono e dimensão psicossocial), tendo os resultados sido mais favoráveis para as mulheres que realizaram uma mastectomia. Estes resultados são inesperados uma vez que a cirurgia de conservação pretende proporcionar um resultado cosmético mais satisfatório e com taxas de sobrevivência equivalentes às da mastectomia, fazendo supor que se conseguiria obter um melhor ajustamento psicossocial. Os dados encontrados sugerem que o tipo de cirurgia não parece predizer o ajustamento psicossocial. No entanto, considera-se que implicar as doentes na escolha do tipo de cirurgia, sempre que isso seja possível, pode beneficiar uma compreensão mais ajustada acerca da doença e do tratamento, com repercussões mais favoráveis ao nível emocional e da funcionalidade.
Description: Psychosocial adjustment to breast cancer in women with conservative surgery vs mastectomy.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12275/49
DOI: 10.14417/ap.1205
Appears in Collections:FCSD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1205-5157-1-PB.pdfPsychosocial adjustment to breast cancer in women with conservative surgery vs mastectomy.116.26 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.