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dc.contributor.authorDiana da Silva Diasen_US
dc.date.accessioned2020-03-24T17:27:04Z-
dc.date.available2020-03-24T17:27:04Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationDias, D., & Sá, M. J. (2014). O estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: promessas e (des) ilusões da entrada na educação superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(1), 51-64.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12275/349-
dc.description.abstractA família desempenha uma influência incontornável na construção vocacional dos estudantes da educação superior (ES), enquanto instância primeira da sua socialização. Este artigo apresenta uma análise qualitativa de entrevistas realizadas a estudantes, com o objetivo de apreender a relação do estatuto sociocultural da família com a escolha académica, bem como o significado percebido na família da entrada de um dos seus elementos na ES. Optando por uma metodologia de cariz qualitativo, a amostra deste estudo é constituída por 30 estudantes a frequentar a ES há seis meses, numa das universidades portuguesas mais conceituadas. Os resultados demonstram que os estudantes são oriundos, na sua maioria, de classes económicas, culturais e sociais elevadas. Este seria o “caminho lógico”, para quem herdaria, na idade adulta, não apenas o capital económico, mas também o capital relacional. Os recursos educativos e económicos das famílias dos estudantes são fatores-chave nos processos de escolha e matrícula na ES.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.publisherAssociacao Brasileira de Orientadores Profissionaisen_US
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Orientação Profissionalen_US
dc.subjectEducação superior; Mobilidade social; Estudantes universitários; Família de origem; Escolha profissionalen_US
dc.titleO estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: Promessas e (des)ilusões da entrada na educação superioren_US
dc.title.alternativeThe family social-cultural status as vector of career decision: Promises, illusions and disillusions in higher education accessen_US
dc.typeArticleen_US
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