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https://sc1ence.europeia.pt/handle/20.500.12275/349
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Diana da Silva Dias | en_US |
dc.date.accessioned | 2020-03-24T17:27:04Z | - |
dc.date.available | 2020-03-24T17:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-06 | - |
dc.identifier.citation | Dias, D., & Sá, M. J. (2014). O estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: promessas e (des) ilusões da entrada na educação superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(1), 51-64. | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12275/349 | - |
dc.description.abstract | A família desempenha uma influência incontornável na construção vocacional dos estudantes da educação superior (ES), enquanto instância primeira da sua socialização. Este artigo apresenta uma análise qualitativa de entrevistas realizadas a estudantes, com o objetivo de apreender a relação do estatuto sociocultural da família com a escolha académica, bem como o significado percebido na família da entrada de um dos seus elementos na ES. Optando por uma metodologia de cariz qualitativo, a amostra deste estudo é constituída por 30 estudantes a frequentar a ES há seis meses, numa das universidades portuguesas mais conceituadas. Os resultados demonstram que os estudantes são oriundos, na sua maioria, de classes económicas, culturais e sociais elevadas. Este seria o “caminho lógico”, para quem herdaria, na idade adulta, não apenas o capital económico, mas também o capital relacional. Os recursos educativos e económicos das famílias dos estudantes são fatores-chave nos processos de escolha e matrícula na ES. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.publisher | Associacao Brasileira de Orientadores Profissionais | en_US |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Orientação Profissional | en_US |
dc.subject | Educação superior; Mobilidade social; Estudantes universitários; Família de origem; Escolha profissional | en_US |
dc.title | O estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: Promessas e (des)ilusões da entrada na educação superior | en_US |
dc.title.alternative | The family social-cultural status as vector of career decision: Promises, illusions and disillusions in higher education access | en_US |
dc.type | Article | en_US |
Appears in Collections: | FCES |
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2014_O est sociocultural vetor_RBOP.PDF | 363.54 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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